COMUNICADO IMPORTANTE – CONTRIBUIÇÃO SINDICAL 2023

11/01/23 | sem comentários

Prezados(as) Senhores(as) Dirigentes de Empresas Jornalísticas, Departamentos Jurídicos e Contadores.

O SINDJORE – SINDICATO DAS EMPRESAS DE JORNAIS E REVISTAS DE SÃO PAULO é o Sindicato Patronal que representa a categoria das empresas “editoras de jornais e revistas e das empresas que tenham como finalidade principal para o desenvolvimento de suas atividades econômicas a produção de conteúdos jornalísticos e serviços de informações, em meio impresso, eletrônico ou digital”.

O SINDJORE atua nos interesses das empresas em conjunto com a FENAJORE – FEDERAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESAS DE JORNAIS E REVISTAS e a CNCOM – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA COMUNICAÇÃO SOCIAL.

O SINDJORE atua no campo sindical para celebrar convenções coletivas que evitem o crescimento dos custos com a folha salarial e flexibilizem regras e, desse modo, contribuam para a melhoria das relações entre empresa e trabalhadores.

Lembramos que as empresas de Jornais e Revistas devem seguir as Convenções Coletivas assinadas entre o SINDJORE e os Sindicatos dos empregados que estabelecem o piso salarial da categoria e outras normas para empresas e empregados.  Mantemos negociações com o Sindicato dos Jornalistas, o Sindicato dos Empregados Administrativos e Sindicato dos Trabalhadores Gráficos.

Em 2023, é provável que tenhamos de enfrentar projetos de lei que representem retrocessos na legislação trabalhista, com possíveis graves consequências nas relações de trabalho. O setor tem também como grande desafio, evitar perdas com a Reforma Tributária e buscar a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos, cujo encerramento seria desastroso para as empresas do setor e os seus empregados.

Diante desse cenário de grandes desafios e mudanças, as entidades sindicais, necessitam garantir recursos para dar continuidade a essas ações, que se traduzem em resultados financeiros efetivos para nossos representados, no nosso caso os jornais e revistas da capital de São Paulo.

Assim sendo, apelamos aos empresários do setor que apoiem o SINDJORE, a FENAJORE e a CNCOM, mediante a realização de contribuição para o custeio da atividade sindical, viabilizando novas conquistas em 2023.

Contribuição Sindical Integral - O valor da contribuição é calculado com base no capital social da empresa e deve considerar a tabela a seguir:

LINHA

Classe de Capital Social (R$)

Alíquota

Parcela a Adicionar

De 0,01 a 29.268,75

Contrib. Mínima

De 29.268,76 a 58.537,50

De 58.537,51 a 585.375,00

De 585.375,01 a 58.537.500,00

De 58.537.500,01 a 312.200.000,00

De 312.200.000,01 Em diante

Contrib. Máxima

Para calcular o valor:

1.  Enquadre o capital social na “Classe de Capital Social” correspondente;

2.  Multiplique o capital social pela alíquota correspondente à linha onde o capital estiver enquadrado;

3.  Adicione ao resultado obtido o valor constante na coluna “Parcela a Adicionar”, relativo à linha da “Classe de Capital Social”.

* Exemplo de Cálculo:

Capital Social  =      R$ 60.000,00

R$ 60.000,00 x 0,20%  =   R$ 120,00

+ Parcela a adicionar    =   R$ 351,22

Total a recolher         =   R$ 471,22

Para efetuar o pagamento, com vencimento em 31 de janeiro de 2023, você deverá preencher a guia da contribuição sindical com o valor calculado no site da CAIXA.

Site para gerar a GRCSU:

https://sindical.caixa.gov.br/sitcs_internet/contribuinte/login/login.do           OU

Para receber com comodidade sua Guia totalmente preenchida e já com o valor correto a ser recolhido, você deverá enviar e-mail para sindjore@uol.com.br, informando no corpo de sua mensagem o CNPJ, a razão social e o capital social de sua empresa, aos cuidados da Sra. Mª. Luísa – Administração.

A GRCSU 2023 será enviada como ANEXO na resposta a sua mensagem.

Caso seja necessário algum esclarecimento, favor entrar em contato pelo telefone (11) 3898-1944, de segunda à quarta-feira, das 8h30 às 16h.

Acesse aqui o Aviso da Contribuição Sindical 2023 ... (AVISO CS 2023) ... publicado HOJE (11/Jan), no jornal FOLHA DE S.PAULO.

Agradecemos seu apoio!

Continuaremos empenhados na defesa de nossos jornais e revistas.